Seguidores

segunda-feira, 6 de maio de 2013

O que significa dizer que vivemos em uma sociedade de consumo?


 Boa tarde gente! estou mas uma vez aqui, falando sobre um assunto, que gosto bastante e espero que voces gostem também!!!
Nós já ouvimos muito falar, que, atualmente somos mais consumistas do que antigamente, “que o ter é mais importante do que o ser”, isto é, possuir objetos importantes aos olhos dos outros faz com que nos tornemos igualmente importantes, mas aceitos ou invejados, não pelo que somos, mas pelo que temos ou, em outras palavras, pelo que consumimos.
 Mas será que sempre foi assim, ou se trata de uma característica típica da nossa época?  Bom uma idéia, sem muita discussão, é a de que o consumo tem um determinado objetivo à satisfação das necessidades de nós seres humanos. Mas, quais seriam as nossas necessidades? Dizemos que precisamos comprar feijão, arroz, café, açúcar, mas também dizemos que precisamos trocar o modelo do nosso celular. Acredito que vocês já tenham ouvido falar algumas vezes, que certas pessoas costumam gastar dinheiro com coisas supérfluas, isto quer dizer que não são de grandes necessidades, e que por isso seriam pessoas fúteis.
Todos nós temos necessidades de consumir para viver, sendo assim, nós seres humanos, precisamos respirar matar a sede e a fome, ou seja, consumir ar, água e comida, mas também necessitamos de roupas, pois não temos como os outros animais, recursos naturais para nos protegermos das variações climáticas. Justamente por isso as nossas necessidades começam a diferenciar das de outras espécies. Não temos uma única maneira de nos vestir, para isso compramos roupas sapatos, objetos de enfeite, entre outros.
Portanto, possuímos essa capacidade exclusivamente humana, de transformar o mundo e, para isso, criamos instrumentos, objetos, ferramentas, enfim, objetos para que possamos fazer coisas que não conseguiríamos usando apenas os recursos de nosso corpo. Mas também temos necessidades não materiais, pois necessitamos também de carinho, amigos e tempo para o descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário