Seguidores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Resumo do filme "O nome da Rosa"





A história do filme “O nome da Rosa” ocorreu no ano de 1327(Séc. XIV) em um mosteiro Beneditino Italiano. Neste mosteiro havia uma biblioteca que guardava pergaminhos e livros com textos científicos e filosóficos, que eram considerados proibidos. A chegada de um monge franciscano que se chamava Guilherme foi designada para investigar várias mortes que estavam ocorrendo na abadia. O ato intrigante é que os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos. No decorrer da história do filme, o franciscano Guilherme descobre que os mortos haviam manuseado um determinado livro que é o livro da comédia.

O livro cuja tinta utilizada para escrevê-lo, estava envenenada, e foi escrito pelo filósofo Aristóteles onde enaltecia o riso, o venerável Jorge dizia que o riso deformava o rosto, e que por isso os homens ficavam  parecidos com macacos ou outra coisa semelhante. O acesso a este livro era restrito, porque era considerado como uma ameaça a doutrina dogmática, falava que o com isso ofendia profundamente a Igreja Católica cristã. A comédia era vista como uma forma
de fazer com que as pessoas perdessem o temor a Deus e, portanto, faria desmoronar todo o poderio Cristão
A expressão nome da Rosa foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras. Ou seja, a verdade que existe nelas, onde o filme nos repassa que sempre devemos procurar o conhecimento das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário